A dica de hoje é para os implementadores que estão lidando com os usuários que esperam um pouco mais do que o Oracle E-Business Suite (EBS) da Oracle oferece... você sabe, os usuários que desejam que o sistema faça coisas como:
* Notificações sobre o trabalho que deve ser feito
* Advertências quando a incompatibilidade é de 1.000,00 para 10.000,00
* E-mails do menu diário do restaurante do escritório
* Análise do tempo para o fim de semana em Cancún
Você sabe, apenas coisas simples.
Mas, ei, não me interpretem mal, os usuários podem ficar um pouco entusiasmados com o que o Oracle EBS faz, mas parte do problema vem com os nossos amigos de pré-vendas e vendas. Às vezes, eles ficam um pouco animados para explicar todas as funcionalidades do ERP para os usuários, mas também é importante explicar como tudo funciona.
Enfim, depois desse comentário sutil sobre o entusiasmo excessivo dos usuários e nossos amigos não técnicos de vendas, você já se perguntou como pode avisar os compradores quando um documento de compra foi aprovado? Bem, é simples, basta informar o usuário para verificar suas notificações dentro do Oracle EBS, e está feito. Bem, não é bem assim, esta dica é para usuários que estão um pouco mais relutantes em relação ao ERP, os usuários que preferem esse tipo de notificação por e-mail.
Isso pode ser conseguido usando os Alertas do Oracle. Os Alertas do Oracle EBS são um módulo que permite aos usuários configurar ações que são desencadeadas por eventos predefinidos. O tipo mais comum de alertas são e-mails e notificações.
Essa funcionalidade é muito simples de implementar:
Primeiro, você precisará do Oracle Purchasing instalado e funcionando (é claro).
Segundo, você precisará dos Alertas do Oracle instalados e funcionando.
Terceiro, verifique se o Workflow Mailer está instalado e funcionando (isso é como os e-mails de notificação são enviados).
Quarto, você precisará de algumas habilidades técnicas para isso. Se você é um daqueles consultores que dizem ser apenas funcionais, por favor, vá para o SAP. Se você está no Oracle, você deve ter algum conhecimento técnico.
Versões mais recentes do Oracle Workflow Alertas usam o Mailer para realizar notificações por e-mail, mas você deve verificar qual versão você está usando, já que o comando sendmail foi usado em versões anteriores.
Para este exemplo, estaremos notificando o comprador quando uma requisição de compra for aprovada. Aqui está como fazer isso:
1. Configurar um alerta
Vá para a responsabilidade do Gerenciador de Alertas
Entre em Forma Definir
Dê um nome e uma descrição para o alerta
Defina-o para o tipo de evento
Em Application, escolha Compras e, na tabela, escolha PO_REQUISITION_HEADERS_ALL
De acordo com o tipo de caixa SQL, insira a seguinte declaração:
SELECT prh.segment1 num_req, prh.description,
Apenas alguns pontos a serem observados no SQL:
* Para este exemplo, codificamos o e-mail do comprador, dependendo do org_id. Esta dinâmica pode ser definida uma vez que há um campo de comprador na requisição, mas os usuários terão que digitar o comprador para cada linha da requisição. Uma vez que você tenha o comprador, você pode obter o e-mail para esse usuário.
* A variável rowid restringe a única declaração para o registro atual (o que está sendo atualizado, inserido)
* Os campos precedidos de (&) na cláusula são os campos passados como variáveis para o alerta. Este campo pode ser usado depois na mensagem ou e-mail.
Valide a instrução SQL e confirme que não há erros.
Agora vá para a responsabilidade de Ações e crie uma nova ação chamada "Enviar e-mail" (pode ser qualquer nome que você preferir)
Defina o nível de ação como Resumo
Agora vá para o botão Detalhes da Ação e defina o tipo de ação como Mensagem. Você verá um formulário de e-mail onde pode usar o campo &mail_comprador, que é a variável
Insira o nome na instrução SQL do e-mail do comprador. Defina um assunto para o e-mail e digite o texto que você deseja que o comprador veja. Neste texto, você pode incluir qualquer variável de uma instrução SQL, como o número da requisição, preparador, etc.
Feche a janela e agora vá para os Conjuntos de Ações e digite um nome para o conjunto de medidas.
Vá para Definir Detalhes de Ação e, na guia Membros, verifique se a ação está configurada corretamente
Feche a janela e agora vá para os detalhes do alerta e verifique se você tem as unidades operacionais corretas para o alerta funcionar.
Agora que você já criou o alerta, tente aprovar um requerimento que atenda aos critérios estabelecidos no seu alerta. Em seguida, execute o programa de fluxo de trabalho de processos concorrentes em segundo plano (os e-mails não serão enviados antes da conclusão deste processo concorrente) e aguarde o e-mail. Não deve demorar mais do que alguns minutos para chegar.
0 Comentários