Então, o que você realmente precisa saber para aproveitar ao máximo seu IDE e GUI favoritos do Oracle Database? Vamos entrar e fazer você balançar e rolar!
1. Executando múltiplas consultas
Há duas abordagens sobre isso:
- sequencialmente
- simultaneamente
Sequencialmente , você pode selecionar quantas consultas quiser e pressionar ctrl+enter...e executaremos cada uma e lançaremos cada conjunto de resultados em uma grade.
Ao mesmo tempo , você pode fazer com que o SQL Developer execute 2 ou mais consultas ao mesmo tempo. Cada consulta precisará de sua PRÓPRIA conexão.
Então, como você faz isso?
Ctrl+Shift+N abrirá uma nova conexão 'DEDICADA' ao seu banco de dados, para que você possa executar sua próxima consulta. OU você pode usar este botão na planilha.
2. Trabalhar com várias coisas
Talvez você queira trabalhar com duas tabelas, ou uma tabela e um procedimento armazenado, ou um relatório, uma consulta e uma tabela.
Você pode ter quantos editores abertos ao mesmo tempo. Você vai querer se preocupar com os 'Pins'. Digamos, quando você abre uma mesa, você precisa fixá-la antes de abrir a segunda mesa... caso contrário, você terá apenas a mesa um perto para abrir espaço para a mesa dois.
Mas, se você quiser VER essas coisas de uma só vez, então você precisa aprender como dominar os Tab Groups .
3. Pesquisando coisas
Sim, os Editores suportam Pesquisa e Substituição. Mas, e se você precisar ENCONTRAR algo em seu banco de dados ? Aperte o botão do binóculo!
4. Obtendo ajuda com SELECTs
Existe o Query Builder – não ria! Você pode usá-lo para fazer muitas coisas legais, como gerar aliases automaticamente para suas colunas ao unir várias tabelas.
Existe o recurso de expansão *.
Existe o recurso de expansão SQL Text.
Há arrastar e soltar.
Você pode arrastar e soltar da árvore, você pode arrastar e soltar das grades… ambos fornecerão listas de valores separados por vírgulas. Útil para listas SELECT e WHERE IN (...).
Há refatoração ...talvez você queira um SQL Join estilo ANSI ou um estilo Oracle? Assista o filme.
E finalmente há o Code Insight .
Domine todas essas coisas e você digitará muito menos e cometerá muito menos erros.
5. Faça com que pareça 'bonito'
Escolha uma fonte e um estilo de editor de código de sua preferência. Se você estiver com cansaço visual, aumente as FONTs!
6. Cuidado com suas versões
Tente manter um lançamento ou três no que há de melhor e mais recente. Então, agora o 19.4 é o mais recente e estamos prestes a lançar o 20.2. Você provavelmente não deseja executar nada anterior a 19.2.1.
E você também precisa manter seu Java atualizado! Versões mais recentes do Java serão mais seguras E mais rápidas! Java 8 update 200+ ou Java 11 update 7 são bons lugares para começar.
7. Vá para o prompt do cmd ou shell conforme necessário
Algumas coisas são mais fáceis em um terminal bash. E demos a você tudo o que você gosta no SQL Developer em um SQL*Plus mais moderno, chamado SQLcl .
8. Domine esses atalhos de teclado
Mesmo se você estiver em uma GUI, ainda usará muito o teclado. Evite o mouse e você poderá economizar ainda mais tempo. Aprenda isso .
9. Reconheça ações repetitivas, automatize-as!
Executando a mesma consulta repetidamente? Salve-o como um relatório !
Ou talvez seja apenas um pedaço de código que você adiciona ao seu SQL ou PL/SQL? Se sim, salve-o como um modelo de código !
10. Esteja sempre aprendendo
Você não sabe o que não sabe, esse é muitas vezes o nosso maior problema na vida... não apenas a tecnologia. Se você encontrar algo que é mais difícil do que deveria ser, pergunte-se: deve haver uma maneira melhor?
0 Comentários